A carambola: Com os Seus Benefícios e Malefícios:

A carambola: Com os Seus Benefícios e Malefícios, por ser Bela e tão benéfica à saúde é difícil acreditar que a carambola seja capaz de representar um perigo.

No entanto, apesar do seu charmoso formato estrelar, o que faz com que a fruta seja bastante conhecida entre os ingleses como a famosa star fruit, que quer dizer fruta estrela, em português, e além de seus inúmeros nutrientes importantes para o funcionamento do corpo humano, a carambola pode ser responsável por quadros de saúde relativamente alarmantes para certas pessoas.

Carambola: e seus Benefícios:

Carambola: e seus Benefícios:

Devido à sua potente carga nutricional, que incluem as vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de minerais essenciais como magnésio, cálcio, potássio, cobre, zinco, ferro e fósforo, incluir a fruta no cardápio de forma frequente pode trazer inúmeros benefícios à saúde, dentre eles:

Fortalece o sistema imunológico;

  • Ajuda na perda de peso;
  • Controla a diabetes;
  • Protege o coração;

Aumenta a produção de leite materno;

ATENÇÃO Chega de lutar com a balança!!! Até hoje tudo que fez não deu certo, porque você tratou somente os sintomas do seu sobre peso! E não a causa! Chega de remédio ou dietas malucas! Chega de se matar na academia sem vontade!

  1. Faz bem para o cabelo;
  2. Combate micróbios;
  3. Melhora a saúde da pele;
  4. Ajuda na gravidez;
  5. Previne o câncer;
  6. Melhora a digestão;
  7. Previne a anemia.

Mas Atenção!

A carambola, uma das únicas frutas que passarinho não come. Amadurece no pé, mas nenhum passarinho se aproxima. A natureza é sábia.

A carambola, uma das únicas frutas que passarinho não come. Amadurece no pé, mas nenhum passarinho se aproxima. A natureza é sábia.Os malefícios da carambola:

No entanto, vários estudos atualmente têm mostrado que, mesmo carambola sendo tão importante dentro da nossa alimentação, a fruta também pode ser tóxica à saúde.

Graças à presença do ácido oxálico presente, em sua composição.

Essa substância é considerada altamente prejudicial a pacientes com doenças renais.

Mas o que é o ácido oxálico?

 

O ácido oxálico é um composto químico tóxico presente em diversos alimentos. Sua ação tóxica depende da quantidade do mesmo que é consumido, e na maioria das vezes, os alimentos não contêm quantidades suficientes para que ele represente um risco à nossa saúde.

No caso da carambola, a concentração deste ácido é consideravelmente alta, assim como no cacau, nos chás de folhas e no espinafre. Por isso, estes alimentos são contraindicados para pessoas com tendência à formação de cálculos renais, e outros problemas relacionados a estes tipos de sais como a artrite, reumatismo, osteoporose e gota.

Depois veja este artigo:Plantas Medicinais Com fluxos energéticas.

8 Plantas Medicinais

O ácido oxálico é o principal formador de pedras nos rins e sua presença no nosso organismo reage com os íons ferro e cálcio neutralizando a ação destes nutrientes tão importantes e necessários.

No caso do cálcio, é muito mais perigoso, porque a reação, além de neutralizar a ação deste mineral nos ossos, Ainda leva à formação do oxalato de cálcio, um sal de baixa solubilidade cujos cristais crescem nos rins e na bexiga na forma de “pedras” muito dolorosas, conhecidas como cálculos.

Os cálculos podem levar à insuficiência renal e morte.

 

No entanto, pessoas saudáveis e sem comprometimento dos ossos e rins devem pensar bem, e decidir se á ou não motivo para pensar que a carambola faz mal e evitar seu consumo.

Quais os sintomas de envenenamento por ácido oxálico?

Assista o Vídeo:

Pessoas com doenças renais correm alto risco de morte se consumir esta toxina. Portanto, indivíduos com insuficiência renal não devem de modo algum comer ou tomar suco de carambola.

Os primeiros sintomas do envenenamento por esta substância são:

  1. Soluços;
  2. Dormência e fraqueza;
  3. Confusão mental;
  4. Agitação;
  5. Convulsão

Foram feita pesquisas científicas brasileiras sobre o consumo de carambola!

Foram feita pesquisas científicas brasileiras sobre o consumo de carambola!

Pacientes com doença renal devem prestar muita atenção ao que comem: por exemplo, bananas, laranjas, tomates, nozes, brócolis, espinafre, chocolate e feijão são todos contraindicados, assim como a carambola.

Esta fruta contém uma neurotoxina mortal para pessoas com doença renal. Pesquisadores brasileiros já conseguiram isolarem e identificaram esta neurotoxina, conforme relata a revista da Sociedade Química Alemã, Angewandte Chemie.

Os pesquisadores são firmes ao afirmar que pessoas que sofrem de doença renal crônica definitivamente têm que evitar comer carambola.

Carambola: e seus malefícios:

Carambola: e seus malefícios:

Em muitos casos de intoxicação de pacientes em diálise e pessoas com doença renal causada pela ingestão da carambola já foram documentados em todo o mundo. Em alguns casos mais graves, apenas a hemodiálise pôde salvar o paciente.

Estas mesmas pesquisas ainda mostram que pessoas saudáveis conseguem eliminar esta toxina normalmente através da filtragem dos rins.

 

Pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo e Ribeirão Preto mostraram, através de experimentos laboratoriais, que nos pacientes com doença renal, a toxina pode eventualmente se acumular e entrar no cérebro, levando a convulsões por afetar o sistema nervoso central.

Já os pesquisadores Eduarda S. M. de Oliveira e Aline S. Aguiar, da Universidade Federal de Juiz de Fora escreveram um artigo de revisão de estudos publicados no período de 2000 a 2014, onde atestam a neurotoxicidade da carambola devido à presença de oxalato e seu efeito tóxico sobre o sistema nervoso central que podem envolver tanto mudanças como soluços e confusão, quanto condições mais graves, como convulsões podendo levar morte.

Atenção:Recomendações gerais a respeito da carambola:

Atenção:Recomendações gerais a respeito da carambola:

Não há dúvidas de que a carambola é uma fruta exótica, em sua totalidade, da forma ao que há em seu interior. E, embora os estudos mostrem que ela é um perigo em potencial para quem tem problemas renais, sua toxina poderia afetar também pessoas saudáveis.

Pessoas com qualquer tipo de problema renal não deveriam consumir esta fruta, precavidamente, todos independente da saúde que tem, deveriam consultar antes um médico, um profissional de saúde, ou mesmo um nutricionista antes de consumir esta fruta, uma vez que a ingestão de uma única carambola poderia ser o suficiente para levantar os sintomas mencionados acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *